Tartaruga ameaçada de extinção vira mãe em idade recorde

Uma tartaruga-das-galápagos nativa da ilha de Santa Cruz, em Galápagos, alcançou recentemente um recorde no Zoológico da Filadélfia, nos EUA. Chamada de Mommy, a Chelonoidis niger porteri de aproximadamente 100 anos se tornou a mãe de primeira viagem mais velha de sua espécie, trazendo ao mundo uma ninhada de quatro filhotes.

Entenda:

  • Mommy, uma tartaruga-das-galápagos do Zoológico da Filadélfia, se tornou a mãe de primeira viagem mais velha de sua espécie;
  • Aos 100 anos de idade, ela deu à luz quatro filhotinhos com o parceiro Abrazzo, um macho da mesma espécie;
  • Mommy já havia se relacionado com parceiros de outras espécies antes, mas foi só em 2023, com Abrazzo, que teve a primeira de suas quatro ninhada de ovos;
  • Os filhotes só vieram na mais recente, colocada pela fêmea em novembro de 2024;
  • Os recém-nascidos representam um grande passo para proteger as tartarugas-das-galápagos da extinção.
Tartaruga bateu recorde ao se tornar mãe com 100 anos. (Imagem: Philadelphia Zoo)

O pai das tartaruguinhas é Abrazzo, um macho de idade também estimada em cerca de 100 anos. Os ovos começaram a eclodir em fevereiro, com o primeiro filhote nascendo no dia 27. Com os recém-chegados, o Zoológico da Filadélfia agora tem sete tartarugas-das-galápagos – além da família de seis, o local também abriga Little Girl, que nasceu nas Bermudas em 1940.

Leia mais:

Mãe tartaruga e filhotes deixam espécie um passo mais longe da extinção

Como explica a equipe do zoológico em comunicado, Mommy faz parte do chamado Plano de Sobrevivência de Espécies (SSP) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA), um programa voltado à proteção, conservação e reprodução de espécies sob ameaça de extinção.

A tartaruga chegou à Filadélfia em 1932 e já tinha se relacionado com outras espécies, mas seu primeiro parceiro nativo de Santa Cruz foi Abrazzo. A “química” entre os dois, porém, não foi imediata, e a equipe fez algumas mudanças em seu habitat para incentivá-los. Felizmente, funcionou: desde 2023, Mommy teve quatro ninhadas de ovos. Mas os filhotes só vieram na mais recente, de novembro do ano passado. 

Filhotes de tartaruga serão apresentados ao público em breve. (Imagem: Philadelphia Zoo)

“Esses filhotes não apenas protegem a espécie da extinção, mas servem como embaixadores importantes para inspirar os visitantes a salvar a vida e os lugares selvagens”, diz Rachel Metz, vice-presidente de bem-estar animal e conservação do zoológico.

As tartarugas-bebês – que ainda não têm nome – serão apresentadas ao público no dia 23 de abril (no 93º aniversário da chegada de Mommy ao zoológico) e, por ainda serem muito pequenas, vivem separadas dos pais. 

O post Tartaruga ameaçada de extinção vira mãe em idade recorde apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima