“Pílula do exercício” queima gordura e melhora resistência do corpo

Obter todos os benefícios das atividades físicas sem precisar fazer esforço necessário para isso. Este é o sonho de milhões de pessoas no mundo todo. Mas talvez isso não esteja tão longe de se tornar realidade.

Pesquisadores desenvolveram um composto que pode imitar os efeitos do treinamento físico. O SLU-PP-332, também conhecido como “pílula do exercício”, pode ativar vias metabólicas semelhantes às do exercício, fazendo com que o corpo funcione como se estivesse no meio de um treino.

Produto não substitui a atividade física

De acordo com os cientistas, este composto ativa os receptores ERR (α, β e γ), principais reguladores do metabolismo energético. Dessa forma, ele aumenta a eficiência mitocondrial e promove a queima de gordura.

Durante experimentos, camundongos correram 70% mais tempo e 45% mais longe em comparação com aqueles que não receberam a pílula. Isso se deve a uma mudança na composição muscular, com um aumento nas fibras musculares típicas de atletas de resistência.

Prática regular de atividade física é considerada insubstituível (Imagem: voronaman/Shutterstock)

Os possíveis benefícios da “pílula do exercício” incluem o aumenta a queima de gordura e o gasto energético basal, além da manutenção da massa muscular e o fortalecimento de órgãos vitais, caso do coração.

Por outro lado, o composto não fortalece os ossos e as articulações, e nem é capaz de reduzir o estresse ou melhorar o humor. Por conta disso, os próprios pesquisadores destacam que ele não pode substituir a prática de exercícios físicos.

Leia mais

obesidade
“Pílula do exercício” pode ser usada para combater a obesidade (Imagem: VGstockstudio/Shutterstock)

Composto pode ser útil contra a obesidade e outras doenças

  • Estudos também revelaram que o SLU-PP-332 pode ajudar no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica.
  • Camundongos obesos que receberam o composto por um mês perderam 12% do peso corporal e acumularam 10 vezes menos gordura, sem alterar a dieta ou os níveis de atividade.
  • Eles também melhoraram sua sensibilidade à insulina, uma descoberta promissora para o diabetes.
  • Há também indicações de que a “pílula do exercício” pode ter efeitos positivos para o coração e o cérebro, reduzindo os riscos de insuficiência cardíaca e de doenças como o Alzheimer.
  • Apesar dos possíveis benefícios, ainda é necessário realizar testes em humanos, o que ainda não tem data para acontecer.
  • As informações fazem parte de artigo escrito pelo professor Álvaro Carmona, da Universidade Loyola Andalucía e publicado no The Conversation.

O post “Pílula do exercício” queima gordura e melhora resistência do corpo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima