Pela primeira vez, a Nvidia irá projetar e produzir seus supercomputadores de inteligência artificial totalmente em solo norte-americano.
A empresa confirmou que iniciou a fabricação dos chips Blackwell em parceria com a TSMC, no Arizona, e está construindo fábricas próprias no Texas, além de colaborar com a Foxconn e a Wistron em Houston e Dallas.
Infraestrutura gigantesca
- A iniciativa inclui mais de 90 mil m² de infraestrutura dedicada à produção e testes dos chips e supercomputadores, com expectativa de expansão em massa nos próximos 12 a 15 meses.
- A cadeia de suprimentos envolverá também empresas como Amkor e SPIL, responsáveis por embalagem e testes no Arizona.
- A meta da Nvidia é investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos EUA ao longo dos próximos quatro anos.
- Segundo a empresa, isso deve gerar centenas de milhares de empregos e consolidar os EUA como base estratégica para a indústria global de IA.
Leia mais:
- Startup brasileira fecha parceria com a Nvidia; veja os detalhes
- Nvidia anuncia criação de rede 6G com IA
- Nvidia adaptou seus chips para continuar liderando o mercado das IAs
Produção automatizada
Jensen Huang, CEO da Nvidia, destacou que “os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”. A empresa utilizará tecnologias próprias, como o Nvidia Omniverse e Isaac GR00T, para criar gêmeos digitais das fábricas e automatizar a produção com robôs.
O anúncio faz parte de uma estratégia da Nvidia para atender à crescente demanda global por sistemas avançados que usam IA.
“Sem dúvida essa é uma transformação muito grande em todo o ecossistema de produção da Nvidia, ela visa melhor atender à necessidade crescente por tecnologia de ponta voltada para IA em todo o mundo”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina. “Estamos ansiosos por mais esse passo da Nvidia rumo ao futuro da IA.”

O post Nvidia vai fabricar supercomputadores de IA inteiramente nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.